Terapias
A terapia de Experiência Somática e o Método Vagal Triplo abordam o corpo e o sistema nervoso.
Acreditamos que todo o ser humano tem o direito de viver livre no seu corpo e de quebrar os grilhões de traumas passados.
Ao resolver, de forma suave, os sintomas que ficaram presos e confinados no corpo relativamente a traumas difíceis do passado, ficamos mais serenos e sustentados a cada sessão e a transformação chega a níveis mais profundos de consciência.
Ao trabalhar terapeuticamente, visamos criar uma experiência incorporada do material cognitivamente compreendido. Para criar uma ponte entre o passado e o momento presente, oferecer uma compreensão diferente ou expandida de um evento e, a partir daí, transformar a história e soltar os laços energéticos que a mantém com o cliente. Um futuro diferente pode ser criado, reprogramando padrões indesejados ou respostas autónomas a traumas em abertura e curiosidade no movimento espontâneo de um corpo que se sente relaxado, seguro e vivo.
A transformação chega em níveis mais profundos de consciência.
A consciência de que repetimos o que sabemos e que isso não é um fracasso moral.
É o feedback do nosso passado.
É o resultado da mente subconsciente atraindo-nos para o que pode prever.
Através da prática da consciência somática, podemos fazer escolhas fora do nosso familiar – em alinhamento com quem escolhemos ser.
A Consciência Somática é uma prática para quem estiver interessado. Todo corpo é dotado de uma inteligência extraordinária.
A consciência de que repetimos o que sabemos e que isso não é um fracasso moral.
É o feedback do nosso passado.
É o resultado da mente subconsciente atraindo-nos para o que pode prever.
Através da prática da consciência somática, podemos fazer escolhas fora do nosso familiar – em alinhamento com quem escolhemos ser.
A Consciência Somática é uma prática para quem estiver interessado. Todo corpo é dotado de uma inteligência extraordinária.
O que é Experiência Somática?
A terapia de Experiência Somática aborda o stress resultante do trauma. Tais como abusos emocionais ou físicos, acidentes, cirurgias, ou quedas por impacto. Ao equilibrar a experiência interna com a presença externa de segurança e um suporte fiável, libertamos a tensão acumulada. Então, sentimo-nos mais calmos, seguros e apoiados.
A Experiência Somática, desenvolvida por Peter Levine, restabelece portanto, a capacidade de auto-regulação do corpo. À medida que acompanhamos os estados internos e externos, movendo a consciência das sensações internas para a orientação externa, descobrimos novos recursos como experiências de alegria, calma, força e vitalidade.
Aprender como lidamos com o stress no corpo é realmente compreendido experimentando-o. Nesse sentido, a Experiência Somática é diferente da Psicoterapia, pois funciona apenas com pequenos pedaços de história pessoal que sentimos no corpo. Isto dá quase sempre tempo ao corpo para integrar informação ativadora. Este acompanhamento meticuloso da informação traumática cria um sentido de mestria, competência e entusiasmo pelo processo.
Descarregar padrões de stress presos num estado dissociativo é extremamente eficaz e ao fazer isto de forma titulada, dá ao corpo uma profunda sensação de descanso e bem-estar, resiliência e vitalidade.
A abordagem SE atua sobre o comportamento do sistema nervoso autónomo através da consciencialização das sensações corporais relacionadas com a situação traumática. Ao focar e direcionar a perceção sensório-motora do corpo, o cliente expressa e libera, gradualmente e de forma segura, a hiper-ativação das energias de sobrevivência que permaneceram presas após o evento que originou o trauma.
Desta forma, o cliente pode encontrar um novo significado para o seu sofrimento, restaurar o equilíbrio interno e melhorar a sua resiliência em futuras situações stressantes, aumentando a sua vitalidade e capacidade de abraçar e de se envolver nas atividades da vida. Como resultado, esta atenção consciente ajuda-nos a permanecer sintonizados com o momento presente.
Uma abordagem holística, baseada no corpo e de ritmo suave adaptada à transformação do trauma físico e emocional.
O que é o método Vagal Triplo?
“O Método Triplo Vagal (MTV) foi desenvolvido após 7 anos de investigação aplicada e milhares de sessões documentadas. O MTV é um método de transformação de trauma somático que visa libertar e resignificar o trauma e, em simultâneo, aumentar o tónus vagal através da manipulação física dos ramos principais do nervo vago. A modulação do nervo vago e a sua tonificação tem uma influência direta nas respostas automáticas de congelamento do corpo e respostas de envolvimento social e através deste método equilibramos os ramos responsáveis por estas respostas de forma suave em cada sessão. Isto é feito através do toque físico e consequente estimulação do sistema nervoso – de forma segura, eficiente e precisa.
Esta modalidade é uma abordagem somática que se processa do corpo para a mente com o objetivo de libertação do trauma do sistema nervoso a fim de completar quaisquer ciclos de trauma não resolvidos; isto encoraja a libertação de oxitocina e a quebra da calcificação da fáscia, reduzindo ao mesmo tempo os níveis de cortisol no corpo.
MTV é uma modalidade baseada na teoria da polivagal. Compreendendo que o corpo armazena diferentes tipos de trauma em diferentes partes do sistema nervoso, tecidos moles e mesmo órgãos. Tudo isso pode ser libertado através da estimulação física do nervo vago para mudar rapidamente do ramo simpático (ameaça ou mecanismo de sobrevivência/ modo luta ou fuga) para o sistema parassimpático (repouso e digestão).”
https://www.integratedsomaticinstitute.com
Como funciona a MTV?
MTV envolve ativamente o sistema nervoso para estimular manualmente a oxitocina com um enfoque calculado para reconstruir o tom ou tónus vagal e as vias neurais de forma a reabilitar as respostas traumáticas no corpo. Isto é feito através de ondas estruturadas e controladas e concessões de tempo para facilitar a neuroplasticidade e reprogramar uma nova base de vias neuronais para as respostas ao trauma.
Como é aplicada?
Ao aplicar o Método Triplo Vagal, confiamos principalmente na estimulação física do sistema nervoso para completar o ciclo do trauma de forma a transformar a desregulação e a dissociação e restaurar a segurança no corpo. O MTV é aplicado ao pressionar pontos especificos do corpo para libertar a calcificação que é armazenada no tecido e assim, promover e facilitar uma transformação mais rápida.